Este Código de Ética, que reflete a identidade cultural da BS&B do Brasil, reúne as diretrizes que devem ser observadas na atuação profissional de todos os seus colaboradores, de forma a garantir uma postura ética cada vez mais elevada no exercício de suas atividades.

Destina-se a nortear a conduta profissional de todos os colaboradores e contempla tanto princípios universais que já alcançaram consenso internacional, como a Declaração Universal dos Direitos Humanos, quanto às recomendações específicas, peculiares a BS&B do Brasil.

Este instrumento tem aplicação obrigatória nos nossos empregados e deve servir de referência para os parceiros comerciais. Sem a pretensão de atender a todas as possibilidades inerentes ao desenvolvimento diário dos negócios, oferece, porém, orientações claras e não-negociáveis. Estes propósitos somente poderão ser alcançados com o permanente compromisso de todos os colaboradores em manter uma elevada conduta ética no atendimento da Visão, Missão e Princípios Éticos e Valores da BS&B do Brasil.

Este Código de Ética deve ser seguido por todos os profissionais da BS&B do Brasil, qualquer que seja o nível hierárquico e modalidade contratual, e, pauta também, as relações que eles estabelecem com os clientes (do poder público e privado), fornecedores, concorrentes, parceiros e com a comunidade.

PRINCÍPIOS ÉTICOS

No exercício de seu cargo ou função, cada Profissional deverá:

• Manter uma postura de honestidade, integridade, respeito, lealdade, eficiência, transparência e imparcialidade, que deverá orientar sua relação com a BS&B do Brasil e seus alvos de interesse;
• Não participar em transações e atividades que possam comprometer sua integridade profissional ou desabonar a sua imagem pública, bem como a imagem da BS&B do Brasil;
• Exercer suas atividades profissionais com competência e diligência, buscando o aprimoramento técnico e a atualização permanente, devendo encorajar todos os envolvidos a adotar tal conduta;
• Trabalhar na busca da maximização do valor da BS&B do Brasil.

APLICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS ÉTICOS

Este Código de Ética também traduz as expectativas relacionadas à condução dos negócios da Empresa, através da consideração e aplicação dos Princípios Éticos da BS&B do Brasil, no relacionamento com:

A BS&B do Brasil preza pela qualidade dos serviços que oferece, mantendo-os dentro de rígidos padrões, respeitando normas técnicas nacionais e internacionais.

A relação da BS&B do Brasil com seus clientes regula-se por respeito, eficiência, imparcialidade, equidade e lealdade, sejam eles de qualquer porte econômico.

Todos seus colaboradores devem assumir o compromisso de conhecer as expectativas e necessidades de seus clientes, buscando continuamente a excelência na condução de seus negócios e nunca favorecer clientes por amizade ou qualquer outro tipo de influência, deixando de aplicar as políticas e procedimentos da BS&B do Brasil.

A BS&B do Brasil valoriza a continuidade das relações com seus clientes e mantém um canal aberto de comunicação para atendimento às suas demandas.

Recrutamento e Seleção

A BS&B do Brasil valoriza os méritos acadêmicos, profissionais e individuais dos candidatos que farão parte de sua força de trabalho. Não discrimina e não tolera qualquer discriminação, explícita ou dissimulada, a candidatos em questões relativas a cor, etnia, sexo, nacionalidade, ideologia, convicções políticas, religião, origem social, idade, deficiência física (temporária ou permanente) e orientação sexual.

Relações hierárquicas

A dignidade, consideração e respeito guiam as relações entre os profissionais da BS&B do Brasil, não deixando espaço para abuso de autoridade ou qualquer tipo de assédio que conduza a um ambiente intimidador ou ofensivo aos direitos dos profissionais.
Nenhum profissional da BS&B do Brasil pode justificar conduta ilegal ou imprópria amparando-se em ordem superior.
É expressamente proibida qualquer forma de retaliação a profissional que, de boa fé, comunique violação das regras do Código de Ética.

Privacidade

A BS&B do Brasil considera que a vida particular de seus profissionais é um assunto pessoal, desde que as atividades dos mesmos não prejudiquem a imagem ou interesses da empresa.

Os Profissionais da BS&B do Brasil têm direito à privacidade, no que se referem aos dados pessoais, médicos, econômicos e de comunicação, havendo a divulgação destas informações somente mediante prévia autorização do titular, por escrito, nos casos em que a BS&B do Brasil entender ser necessário, ou por imposição legal ou judicial. Aqueles que, por força da sua atividade, têm acesso a dados pessoais de seus colegas, comprometem-se a manter sigilo.

Os Profissionais da BS&B do Brasil não se manifestam em nome da Empresa sem que estejam autorizados, nem se utilizam da posição que nela ocupam ou de informações a que tenham acesso, em proveito próprio, respeitando a confidencialidade dos documentos da Empresa.

Esta prática inclui atenção ao lidar com documentos, evitando deixá-los ou esquecê-los em locais de fácil acesso a estranhos, e o cuidado de não fazer comentários sobre a Empresa em locais públicos.

Reconhecimento
A BS&B do Brasil adota que todos os seus colaboradores são parceiros de negócio, porque contribuem constantemente para a melhoria dos serviços prestados.

Conseqüentemente, as contribuições e sugestões relevantes, descritas abaixo, apresentadas espontaneamente à BS&B do Brasil são passíveis de reconhecimento formal pela Empresa.

• Promover a atuação ética e responsável;
• Promover a responsabilidade social;
• Promover a preservação do meio ambiente;
• Promover a segurança no ambiente de trabalho;
• Reduzir significativamente os seus custos;
• Contribuir para o alcance de ganhos efetivos, tangíveis e intangíveis (mas comprovados), para a Empresa;
• Proteger a sua imagem;
• Contribuir para a sua desburocratização;

O desenvolvimento de carreira dentro da BS&B do Brasil por intermédio de treinamentos, palestras, seminários, congressos relacionados às atividades desempenhadas, de forma a enriquecer o currículo de cada profissional e contribuir para a consecução do Planejamento Estratégico da Empresa.

Os profissionais comprometem-se a fazer uso responsável dos recursos e meios colocados à sua disposição para prática exclusiva de interesses da BS&B do Brasil.

Promoção

São realizadas avaliações quanto ao desempenho individual e coletivo, havendo a comunicação do resultado da avaliação pelo superior ao funcionário. A avaliação é realizada de forma criteriosa e objetiva, visando sempre o crescimento e o aprimoramento do Profissional, no desempenho de suas funções.

Saúde Ocupacional e Segurança no Trabalho

É de total responsabilidade da BS&B do Brasil promover uma política ativa de saúde e segurança no trabalho para toda força de trabalho envolvida, além de adotar medidas preventivas definidas na legislação vigente.
A BS&B do Brasil trata de forma transparente de todas as questões referentes à saúde e segurança no trabalho que possam impactar seus funcionários ou a comunidade.

Os funcionários devem tomar ciência e cumprir rigorosamente as políticas, procedimentos e práticas de saúde e segurança.

A BS&B do Brasil fornece os equipamentos de proteção individual (EPI´s) a todos os funcionários que deles necessitem para execução de suas atividades. A não utilização dos mesmos é considerada falta grave.
As empresas subcontratadas da BS&B do Brasil devem, também, ser cumpridoras de todos os procedimentos e práticas de segurança e saúde definidos para sua atividade.

Situações de emergência como acidentes do trabalho devem ser tratadas de maneira responsável e rapidamente relatadas.

A saúde e integridade física dos funcionários são prioridades para a BS&B do Brasil. Nenhuma situação de emergência, produção ou resultado econômico poderá servir de justificativa para expor o funcionário.

Conflito de interesses

As decisões tomadas na BS&B do Brasil têm como foco a Empresa e não se influenciam por relações pessoais, familiares ou de qualquer outra natureza, que gerem conflito de interesses no desempenho profissional.
O funcionário que ocupar posições em entidades externas deve comunicar à sua chefia imediata, por escrito, que avaliará possíveis conflitos de interesse e a concorrência com o horário de trabalho.

Brindes e presentes

Os Profissionais da BS&B do Brasil, no desempenho de sua atividade profissional, rejeitam dar e receber presentes, favores, vantagens ou quaisquer outros privilégios que possam comprometer a transparência, a integridade e a independência das relações estabelecidas entre a Empresa e seu público.

Excepcionalmente, permite-se dar e receber presentes se:
• Forem de valor econômico irrelevante;
• Decorrerem de atenções comerciais usuais, como almoços, brindes de propaganda etc.
Presentes de valor significativo que, por qualquer motivo, não possam ser devolvidos, serão obrigatoriamente incorporados ao patrimônio da Empresa.

Informações Confidenciais

As informações sobre a BS&B do Brasil ou a ela acreditadas são consideradas confidenciais, sendo de responsabilidade da Empresa e de seus funcionários mantê-las em sigilo. A obrigação do Profissional de tratar informações da BS&B do Brasil como confidenciais não se extingue quando o mesmo deixa a Empresa. Após o término do contrato, deve o Profissional devolver a BS&B do Brasil todo material que pertença a esta ou a seus fornecedores, clientes, parceiros comerciais ou funcionários. O Profissional que deixa a Empresa não deve divulgar informações confidenciais ao novo empregador ou a terceiros.

Álcool, Drogas e Porte de Arma

É terminantemente proibida a ingestão de bebidas alcoólicas no horário de trabalho e a entrada na empresa em estado de embriaguez. É proibido, também, o uso ou porte de drogas e a permanência no ambiente de trabalho em estado alterado pelo uso destas substâncias, o que pode afetar a segurança ou o desempenho dos demais empregados.
Armas de nenhuma espécie são permitidas nas dependências da empresa, salvo para profissionais expressamente autorizados e qualificados.

A BS&B do Brasil seleciona seus fornecedores e prestadores de serviços a partir de rígidos critérios, com base nos princípios da legalidade, moralidade, impessoalidade, igualdade e rejeitando situações de conflito de interesses e favoritismo.
A BS&B do Brasil valoriza a qualidade dos produtos e serviços que adquire e está aberta ao desenvolvimento de parcerias com seus fornecedores, a fim de manter esta qualidade nos mais altos patamares.
A BS&B do Brasil não tolera a utilização de mão-de-obra infantil, seja em seus processos produtivos e de seus fornecedores.

Contratos
Os contratos com fornecedores e prestadores de serviços da BS&B do Brasil são redigidos de forma clara e transparente, visando sempre ao equilíbrio na relação contratual.
A BS&B do Brasil cumpre com todas as cláusulas contratuais estipuladas em seus contratos, reservando-se o direito de rescindir estes contratos por força de inadimplemento da outra parte, devidamente previstos no instrumento contratual.

A BS&B do Brasil promove atividades de solidariedade e de patrocínio, respeitando as leis em vigor. Estas contribuem para integrar a Empresa à vida social melhorando, ao mesmo tempo, a sua imagem junto do público.
Nas suas relações com a comunidade, e em qualquer outra área, a Empresa desaprova a corrupção, qualquer que seja a sua forma.

A Empresa participa na vida econômica e social das comunidades onde intervém, respeitando as suas leis e os seus regulamentos.

A BS&B do Brasil compromete-se a conhecer as necessidades das comunidades localizadas em sua área de influência, atuando no sentido de definir e desenvolver ações de abrangência social e de melhoria da qualidade de vida, em parceria com entidades e instituições de fomento, em âmbito regional e nacional.

A BS&B do Brasil baseia suas relações com os concorrentes no efetivo reconhecimento de que todos atuam em um sistema de livre comércio, portanto, esta atuação deve estar dentro dos limites legais vigentes e da conduta ética exigível, que permitam uma concorrência leal.

É exigido de todos os funcionários da BS&B do Brasil, no trato com concorrentes, o irrestrito respeito a este Código de Ética.

A BS&B do Brasil respeita a livre associação, reconhece as entidades sindicais como representantes legais dos empregados e busca o diálogo constante para a solução de conflitos de natureza trabalhista ou sindical.

A Empresa reconhece as suas próprias responsabilidades em matéria do meio ambiente e estabelece os seus objetivos de acordo com os princípios de desenvolvimento e preservação do mesmo. Respeita as normas aplicáveis a cada um dos seus ramos de atividade, conduz investigações e utiliza os métodos mais aptos para reduzir os danos e melhorar a proteção do meio ambiente.

A BS&B do Brasil trabalha compromissada com a defesa e preservação do meio ambiente e direciona suas atividades para consecução do desenvolvimento sustentável, em suas vertentes econômica, ambiental e social.

A BS&B do Brasil busca implementar nas suas atividades os mais modernos métodos de prevenir e / ou minimizar impactos ambientais e tem como objetivo atuar de forma a prevenir acidentes ambientais e emissão de resíduos, sendo compromisso individual de todos alertar procedimentos contrários além de exigir dos parceiros fornecedores rigoroso respeito às leis ambientais.

Meios de Comunicação
Os equipamentos de comunicação da BS&B do Brasil devem ser usados apenas para os propósitos da Empresa. Todos os colaboradores devem limitar o uso destes recursos para fins pessoais, de forma que não comprometa as suas atividades na Empresa. Nos casos em que o uso pessoal for inevitável, o colaborador deve registrar devidamente os respectivos custos de uso e reembolsar a Empresa pelos mesmos.

Sistemas Eletrônicos de Informação
É vedado a todos os funcionários degradar o desempenho do sistema ou interferir nos trabalhos dos demais usuários; fazer uso de falhas de configuração, falhas de segurança ou conhecimento de senhas especiais para alterar sistemas computacionais e utilizar softwares não autorizados pela BS&B do Brasil.

A veiculação de informações deve obrigatoriamente estar relacionada à atividade profissional, não sendo permitidas mensagens obscenas, correntes de arrecadação de recursos e outras de natureza semelhante.

Os bens, equipamentos e instalações da empresa destinam-se ao uso exclusivo de suas operações e não podem ser utilizados para fins particulares.
É responsabilidade do empregado zelar pelo bom uso e conservação do patrimônio da empresa colocado sob sua guarda. A doação venda e cessões de uso de imóveis seguirão a orientação presente no estatuto social da empresa.

Casos suspeitos de desvio, fraude ou roubo devem ser comunicados de imediato ao superior hierárquico e devem ser objeto de apuração sigilosa, através de processo de sindicância interna, sem prejuízo de outras medidas, no âmbito civil, penal e trabalhista. O manuseio de qualquer instrumento, ferramenta ou aparelho deve ser feito com pleno conhecimento do seu uso operacional e legal, a fim de evitar qualquer dano pessoal e / ou à Empresa. Somente após as orientações e treinamento é que a gerência deve liberar a utilização desses recursos.

É vedado qualquer tipo de favorecimento aos Sindicatos, incluindo-se a proibição de ceder ou emprestar quaisquer tipos de recursos da Empresa, pois ela reconhece a independência e autonomia que essas entidades devem ter.

É vedado favorecer o uso de instalações e demais recursos da Empresa com fins inadequados aos objetivos da Empresa.

A BS&B do Brasil é contrária a pagamentos a funcionários públicos para agilizar serviços de rotina ou ações administrativas.
As relações com Órgãos Reguladores e com as Administrações Pública são conduzidas pelo princípio da cooperação e da transparência.

Dispondo do conteúdo deste Código de Ética, exige-se que os colaboradores, no desempenho de suas atividades, abstenham-se da prática de atos e condutas que contrariem ou conflitem com os interesses e a filosofia de trabalhos vigentes na BS&B do Brasil, tais como:

• Atrelar o nome da BS&B do Brasil a empreendimentos de evidência duvidosa;

• Oferecer ou receber suborno, gratificações, restituições ou doações em troca de posição especial, preço ou privilégio;

• Concorrer, de forma direta ou indireta, para a realização de ato contrário à lei ou destinado a fraudá-la ou praticar ato legalmente definido como crime ou contravenção;

• Utilizar os recursos da BS&B do Brasil para propósitos políticos e sindicais, não autorizados pelas normas internas da Empresa;

• Utilizar influência indevida em seu benefício ou de terceiros;

• Participar em atividades estranhas e incompatíveis com os interesses da BS&B do Brasil;

• Praticar ato que possa ser caracterizado como assédio de qualquer tipo no ambiente de trabalho;

• Praticar negociação por conta própria ou alheia, sem permissão, que possa causar danos ou prejuízos à BS&B do Brasil;

• Violar sigilos da BS&B do Brasil;

• Agir contra a honra, agredir fisicamente qualquer pessoa na BS&B do Brasil, colaboradores, terceiros, bem como clientes, fornecedores e quaisquer outras pessoas com quem a Empresa mantenha relações, salvo em caso de legítima defesa, própria ou de outrem; Agir com indisciplina ou insubordinação;

• Tratar os subordinados com excessivo rigor;

• As violações deste Código de Ética serão examinadas pela Comissão de Conduta da BS&B do Brasil, a qual cabe decisão a respeito da eventual medida a ser aplicada;

• A Comissão de Conduta é composta por 03 (três) membros: Presidente da Comissão, Relator e Advogado Externo;

• O Relator realizará breve sindicância a respeito do fato irregular denunciado e fará o relato aos demais membros da Comissão;

• Compete ao Presidente dirigir os trabalhos das reuniões, receber as denúncias, planejar o calendário e convocar reuniões extraordinárias, se necessário;

• O primeiro mandato da Comissão de Conduta terá inicialmente a duração de 2 (dois) anos, e a partir deste período serão substituídos o Presidente e o Relator.

• A Comissão de Conduta reunir-se-á trimestralmente; se houver fato que exija decisão por parte da Comissão, as reuniões serão realizadas mensalmente;

• Os nomes dos integrantes da Comissão de Conduta serão divulgados pela Diretoria da BS&B do Brasil.

Processo Ético Disciplinar

O empregado que queira reportar um descumprimento deste Código deve fazê-lo ao seu chefe imediato ou à Comissão de Conduta, quando julgar ser o caso.

Denúncias de fraude, apropriação indébita, suborno em atos ou transações comerciais que envolvam empregados, fornecedores, contratadas e parceiros de negócio, serão apresentadas à Comissão de Conduta acompanhadas de fatos e dados concretos.

Toda denúncia, ou descumprimento recebido pela empresa será tratado com confidencialidade. Nenhuma retaliação ao empregado será feita por reportar em boa-fé.

O processo ético tramitará em sigilo até a decisão final, dele tomando conhecimento, apenas a Comissão de Conduta, e o denunciado e seus representantes.

As pessoas e organizações acusadas de violar o Código de Ética terão direito a ampla defesa, fazendo-a por escrito, pessoalmente ou por meio de representante formalmente constituído.

O denunciado será notificado por intermédio de carta e terá 15 (quinze) dias para apresentar sua defesa;

A Comissão de Conduta deverá decidir-se em até 30 (trinta) dias após ter recebido as razões de defesa.

Penalidades

Qualquer Profissional que violar os princípios éticos da Empresa, ou o seu Código de Ética, ficará sujeito a medidas disciplinares determinadas pelo Comitê de Conduta, que poderá resultar em desligamento e processos judiciais em caso de violação de lei.

As penalidades aplicadas são: advertência, suspensão e afastamento definitivo.

As faltas leves serão punidas com advertência, as médias com suspensão temporária e as graves serão punidas com afastamento definitivo. A classificação das faltas será estabelecida pela Comissão de Conduta conforme o impacto gerado.

A Comissão de Conduta poderá determinar arquivamento da denúncia caso entenda que esta seja improcedente.

Auditoria

O conhecimento e o cumprimento deste Código de Ética serão avaliados através de auditoria. Para isso, entrevistas com empregados, análise de procedimentos de registros e relatos, de seminários, e outras formas de averiguação serão empregadas, a fim de tornar este Código parte integrante do dia-a-dia de nossa empresa.

Aprovação
O Código de Ética é norma de conduta interna que deve ser observada e cumprida por todos os colaboradores da BS&B do Brasil, nada justificará que o mesmo seja ignorado ou desrespeitado.

O Código de Ética deve ser amplamente divulgado entre todos os colaboradores da BS&B do Brasil, os quais aceitam expressamente os Princípios e Valores da Empresa, assim como as normas de conduta profissional, estabelecidos neste Código de Ética.

Considerando que as empresas que têm compromisso com o desenvolvimento de seus funcionários, com a segurança, satisfação de seus clientes e com a proteção ao meio ambiente e à comunidade, são cada vez mais valorizadas e destacadas perante a sociedade, a BS&B do Brasil, com base na Norma SA-8000:2001, que norteia o funcionamento do Sistema de Gestão da empresa, valorizando as ações socialmente responsáveis e estimulando seus fornecedores e clientes a adotarem essa mesma atitude, ressaltando ainda que a ética seja a base da Responsabilidade Social e se expressa através dos princípios e valores adotados pela BS&B do Brasil, compromete-se a seguir as seguintes diretrizes abaixo:

Trabalho Infantil

Não se utiliza e nem se apóia em hipótese alguma a utilização de trabalho infantil ou trabalho juvenil, que não esteja salvaguardado pelas leis do trabalho vigentes no Brasil e pelos requisitos da Norma SA 8000/2001.

Trabalho Forçado

Não se utiliza e nem se apóia a utilização de trabalho forçado. Tampouco solicita “depósitos” dos profissionais ou retém documentos originais dos mesmos, por prazo superior ao determinado por Lei, para os devidos registros trabalhistas.

Saúde e Segurança no Trabalho

Proporciona um ambiente de trabalho seguro e saudável e toma as medidas adequadas para prevenir acidentes e danos à saúde que surjam, estejam associados, ou que ocorram no curso do trabalho, minimizando, tanto quanto sejam razoavelmente praticáveis, as causas de perigos inerentes ao ambiente de trabalho. Além disso, fornece treinamento em segurança para reciclagem de todos seus profissionais, através de palestras.

Liberdade de Associação

Respeita o direito de todos os seus profissionais de formarem ou associarem-se a sindicatos de trabalhadores de sua escolha e de negociar coletivamente.

Discriminação

Não pratica nem apóia a discriminação na contratação, remuneração, acesso a treinamento, promoção, encerramento de contrato ou aposentadoria, com base em raça, idade, classe social, nacionalidade, religião, capacidade física ou mental, sexo, opção sexual, associação a sindicatos ou afiliação político-partidário.

Práticas Disciplinares

Não pratica nem apóia a punição corporal, mental ou coerção física e abuso verbal.

Horário de Trabalho

Cumpre com as leis trabalhistas brasileiras e com os padrões da indústria sobre horário de trabalho.

Remuneração

Assegura que os salários pagos satisfaçam aos padrões mínimos da indústria, convencionados pelos sindicatos da classe.